25 de março de 2007

TERRITÓRIO EDUCATIVO





Ao descer os contrafortes graníticos do monte de Airó – Barcelos, até aos fundos aluviais e férteis do Vale do Este, que atravessa o concelho de Braga, Barcelos e V.N. de Famalicão, encontramos as freguesias de Bastuço (Santo Estevão), Bastuço (São João), Sequeade e Cambeses do concelho de Barcelos, Tebosa, Ruílhe, Arentim e Cunha do concelho de Braga e a freguesia de Nine do concelho de V.N. de Famalicão.
A denominação “Horizontes do Este”, surgiu pela influência geográfica que o Rio Este tem na maioria das freguesias constituintes deste Agrupamento e pelo "horizonte" em relação às dos “contrafortes graníticos do monte Airó".

Este Agrupamento é composto por nove freguesias, distribuídas por três Concelhos.

Apesar deste triângulo geográfico, as freguesias apresentam características idênticas de ordem histórica, sócio-económica. São pequenas autarquias com limites territoriais referenciados num passado comum. Apresentam uma paisagem marcadamente rural, com fortes laços e teias de vizinhança entre as suas gentes, formando “uma” comunidade com dinâmicas muito próprias.

Para este envolvimento, apesar de naturais rivalidades bairristas, contribui a ligação ao ramal ferroviário Nine – Braga, que, ao longo dos tempos tem facilitado a deslocação profissional das populações do campo para a cidade de Braga. Este meio de transporte tem sido um elemento fundamental, ao longo de contínuas gerações, de desenvolvimento académico, cultural e social dos jovens, pela facilidade em frequentar instituições de ensino secundário e superior e outras de carácter lúdico.

Até meados dos anos setenta, este meio de transporte, propiciou o ensino da população, pela possibilidade de deslocação das pessoas para a cidade. Após esse período fê-lo em relação ao Externato Infante D. Henrique, em Ruílhe.

Esta instituição cooperativa tem desenvolvido, ao longo dos tempos, projectos de cooperação educativa e pedagógica com as escolas e jardins-de-infância que agora fazem parte deste Agrupamento, facilitando uma continuidade educativa das crianças e jovens, constituindo um verdadeiro território educativo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o funcionamento deste agrupamento.