18 de abril de 2007

Testemunho do Director do Centro Social Padre David de Oliveira Martins

...

O Centro Social Padre David de Oliveira Martins é uma Instituição Particular de Solidariedade Social sedeada em Ruílhe Braga, com 90 crianças internadas, que sempre frequentaram o Externato Infante D. Henrique.

Trata-se dum Centro Social que acolhe crianças desestruturadas da sociedade que necessitam de acompanhamento esmerado e que sempre encontraram no Externato Infante D. Henrique a sensibilidade necessária para os “casos” que vão surgindo.

Somos agora alertados pela comunicação social para a possibilidade de extinção do Agrupamento “Horizontes do Este” o que poderia implicar a desintegração destas crianças da dinâmica educativa até aqui implementada.

De facto, a relação entre as duas Instituições tem sido profícua e exemplar ao ponto de manter protocolos de cooperação para os cursos profissionalmente qualificantes no âmbito de estágio dos seus alunos e formandos nas instalações deste Centro Social, consubstanciando assim em acções concretas esta colaboração.

Por isso, a sua manutenção só irá beneficiar os alunos e famílias, dum meio marcado por carências de vária ordem, composto por fraldas de três concelhos (Braga, Barcelos e V. N. de Famalicão), cujo acesso ao ensino ficará prejudicado.

Aliás, esta relação da escola com as famílias é o primeiro suporte dum ensino com êxito porque só haverá qualidade no ensino e concertação da escola com a família se houver liberdade de educação.

A liberdade de escolha na educação é benéfica para todas as partes envolvidas.

É neste sentido que afirmamos publicamente o nosso apoio à continuidade do Agrupamento “Horizontes do Este” na certeza de que, pensamos, esta é a melhor opção para uma escolaridade bem sucedida nesta região.

Estamos certos de que só esta solução permitirá salvaguardar a integridade do território educativo correspondente à área de influência pedagógica do Externato Infante D. Henrique bem como uma integração acompanhada e articulada no 2º Ciclo do Ensino Básico às crianças desta Instituição que actualmente frequentam o 1º Ciclo na Escola Básica do 1º Ciclo de Ruílhe – Agrupamento de Escolas Horizontes do Este.
...
Ruílhe, 18 de Abril de 2007
...
O Director

...
Cónego Narciso Carneiro Fernandes

Sem comentários: