19 de maio de 2007

ESCLARECIMENTO DA DIRECÇÃO DA ALFACOOP


AOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

Tem havido nas últimas semanas, múltiplos boatos sobre o futuro da nossa Escola, em consequência da extinção do Agrupamento Horizontes do Este.

Sobre este assunto, devemos esclarecer que o Ministério da Educação garante o seguinte:

1.
A área de influência pedagógica da nossa escola que é constituída pelas freguesias de Ruílhe, Arentim, Cunha, Tebosa, Bastuço-S. João, Bastuço-Santo Estêvão, Sequeade, Cambeses e Nine mantém-se sem qualquer alteração, mesmo após a extinção do Agrupamento;

2.
Todos os alunos destas freguesias que queiram frequentar a nossa Escola podem fazê-lo com garantia de GRATUITIDADE como até agora, beneficiando os alunos dos apoios a que têm direito por parte da Acção Social Escolar e das Câmaras Municipais respectivas;

3.
No que toca ao primeiro ciclo, acontece apenas que os processos administrativos dos alunos, em vez de serem tratados em Cambeses, na sede do Agrupamento Horizontes do Este, vão passar a ser tratados nas sedes dos Agrupamentos de Tadim, Viatodos, Arnoso Santa Maria ou Cabreiros, de acordo com a distribuição de escolas feita pelo Ministério da Educação;

4.
No que se refere à transição dos alunos do 4º para o 5º ano, desde que os pais assinalem nos impressos de matrícula a opção de frequência da nossa Escola (EXTERNATO INFANTE D. HENRIQUE) como faziam até agora, os processos dos alunos serão encaminhados para a nossa Escola sem qualquer problema;

A nossa Escola vai procurar manter uma dinâmica de cooperação com as escolas do 1º ciclo e os jardins de infância desta área geográfica, com o objectivo de facilitar aos alunos a transição entre ciclos, através de actividades de integração, de programas de acompanhamento psicológico, etc.

A nossa Escola está igualmente disponível para continuar a cooperar pedagogicamente com as escolas e os professores e educadores da nossa área de influência pedagógica em domínios como a partilha de recursos humanos e físicos, a formação contínua, o apoio ao desenvolvimento das actividades educativas curriculares e de enriquecimento curricular, a ocupação dos tempos livres, etc.
Neste sentido, a nossa Escola vai propor a formalização de um PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO PEDAGÓGICA que suporte e enquadre devidamente a continuidade dos projectos pedagógicos que até agora eram desenvolvidos em parceria com o Agrupamento.

É chegado o momento de unirmos forças com o objectivo de encontrarmos para as nossas crianças e os nossos jovens as soluções que melhor contribuam para o seu sucesso escolar do qual depende em muito o seu sucesso pessoal, social e profissional.

É possível entrar para esta Escola aos 10 ou 11 anos para iniciar um percurso educativo e formativo que só termina com o ingresso no Ensino Superior ou no Mercado do Trabalho, sem necessidade de mudanças de escola a meio do percurso escolar.

Em 2007/2008, a nossa Escola vai ter a seguinte oferta educativa e formativa:

2º Ciclo do Ensino Básico (5º e 6º anos)

3º Ciclo do Ensino Básico (7º, 8º e 9º anos)

Cursos de Educação e Formação:
-Electricidade de Instalações
-Pastelaria e Panificação
-Práticas Técnico-Comerciais
-Apoio Familiar e à Comunidade

Ensino Secundário (10º, 11º e 12º anos):
-Curso de Ciências e Tecnologias
-Curso de Ciências Sociais e Humanas/Línguas e Literaturas
-Curso Profissional de Técnico de Vendas
-Curso Profissional de Técnico de Multimédia
-Curso Profissional de Técnico de Energias Renováveis.

A nossa Escola, a sua Direcção, os seus Professores e os seus Funcionários, vão continuar a fazer tudo para continuar a merecer a confiança dos Pais e Encarregados de Educação, assegurando um serviço educativo público, inclusivo e integrador de qualidade.

Não podemos deixar de agradecer, neste momento, o apoio incansável que a nossa Associação de Pais nos tem dado. Contamos com o seu empenho e a sua capacidade de mobilização não apenas dos pais mas também de toda a comunidade desta área geográfica.

Sentimos também que devemos dirigir ao Conselho Executivo do Agrupamento Horizontes do Este, aos seus restantes Órgãos e a todo o pessoal docente e não docente uma palavra de solidariedade.
A experiência que sonhámos e vivemos solidariamente nestes seis anos há-de continuar a constituir um marco na educação deste país. Ainda que em contextos diferentes, encontraremos juntos novos caminhos e venceremos este desafio.
A bem do ensino, da educação e da formação das crianças e dos jovens destas nossas terras:
AS TERRAS DO ESTE.



Ruílhe, 18 de Maio de 2007

O DIRECTOR PEDAGÓGICO
José da Silva Ferreira

Sem comentários: