17 de maio de 2007

Acesso dos Alunos ao Externato Infante D. Henrique

[Clique na imagem para ampliar]


Em resposta a uma exposição enviada pelo Director do Centro Social Padre David de Oliveira Martins ao Senhor Secretário de Estado da Educação sobre as consequências da extinção do Agrupamento Horizontes do Este no encaminhamento dos alunos após o 4º ano de escolaridade, o Senhor Coordenador Educativo da Coordenação Educativa de Braga, a pedido do Senhor Director Regional Adjunto da Direcção Regional de Educação do Norte, enviou ao Senhor Cónego Narciso, Director do Centro Social, o ofício em anexo.

Deste ofício resulta expressa e claramente que os alunos residentes na área de influência do Externato Infante D. Henrique (Ruílhe, Arentim, Cunha, Tebosa, Bastuço-S. João, Bastuço-Santo Estêvão, Sequeade, Cambeses e Nine) podem continuar a matricular-se e a frequentar o Externato desde o 5º ano de escolaridade tal como vem acontecendo nos anos anteriores, isto é, em regime de absoluta GRATUITIDADE.

Esta era e continua a ser uma das principais preocupações dos pais. Com esta resposta, os pais podem ficar descansados porque o Ministério da Educação assume de forma clara e inequívoca que a área de influência pedagógica do Externato Infante D. Henrique se mantém sem qualquer alteração e que os alunos residentes nesta área vão poder continuar a frequentar o Externato em condições de gratuitidade, do 5º ao 12º ano.

A Direcção do Externato Infante D. Henrique, em declarações à organização do BLOG, referiu que esta posição do Ministério da Educação é o corolário lógico da avaliação positiva que a Administração Educativa faz da qualidade do serviço público de educação, ensino e formação que esta Escola vem prestando, da qualidade das suas parcerias com a comunidade educativa (empresas, escolas, autarquias, rede social, etc.) e da sua estreita ligação aos pais e encarregados de educação dos seus alunos.
O Externato Infante D. Henrique tudo fará para continuar a merecer a confiança que os pais e os alunos têm depositado na Escola, procurando assegurar um ensino e uma educação de excelência de modo a corresponder às expectativas desta comunidade que serve há quase 40 anos. De recordar que o Externato Infante D. Henrique surgiu da transformação em ensino directo de um Posto da Telescola fundado em 1968, na freguesia de Ruílhe.
Hoje, esta Escola é frequentada por perto de 1400 alunos e formandos e tem cerca de 130 professores e formadores.
Em 2007/2008, isto é, no próximo ano lectivo, além de assegurar o 2º e o 3º ciclos do ensino básico (5º ao 9º ano) às crianças e aos jovens da sua área de influência pedagógica, o Externato vai realizar Cursos de Educação e Formação de ELECTRICIDADE DE INSTALAÇÕES, PASTELARIA-PANIFICAÇÃO, PRÁTICAS TÉCNICO-COMERCIAIS e APOIO FAMILIAR E À COMUNIDADE.
No que toca ao Ensino Secundário, o Externato terá os Cursos de CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS e CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS e os CURSOS PROFISSIONAIS de TÉCNICO DE MULTIMÉDIA, TÉCNICO DE VENDAS e TÉCNICO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS.
Nas instalações do Externato decorre ainda um Curso de Educação e Formação de Adultos, organizado pelo Centro de Formação Profissional de Braga (Mazagão).

Sem comentários: